Instagram apresenta nova ferramenta para concorrer com o youtube

0 33

 Instagram lança nova ferramenta

Ao que tuto indica, o Instagram quer realmente bater todos os seus concorrentes. Depois de derrubar o Snapchat com os Stories, agora  quer tirar o YouTube do topo da lista de plataformas para vídeos. Para alcançar seu objetivo, foi lançado o IGTV nessa quarta-feira (20) . Agora, vídeos mais longos, de até uma hora de duração, poderão ser publicados na rede, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários por todo o mundo e continua crescendo.

Dona de um layout limpo e baseada em versão mobile, o IGTV é uma plataforma que contém canais de vídeos dos usuários do Instagram. A  duração e o formato são principais novidades deste lançamento. A apresentação dos vídeos será apenas na vertical e poderá ter até uma hora de duração. Além disso, o conteúdo começa a ser reproduzido assim que a nova funcionalidade é aberta.

Enquanto o YouTube sempre mostra uma tela na horizontal, o Instagram, no Stories e agora no IGTV, já entrega o conteúdo em um formato vertical. Vamos concordar que ver e filmar com o celular na vertical é bem mais fácil e melhor que na horizontal. É justo que a plataforma exija o formato vertical visto como manuseamos o celular, o que tem muito a ver com a experiência mobile.

E como postar vídeo no IGTV

É bem fácil postar e seguir um perfil no canal IGTV. Não é necessário criar uma nova conta, você pode usar o seu perfil atual do Instagram. Para as pessoas que você já segue, os vídeos aparecerão imediatamente na tela inicial. Igualmente ao Stories, basta abrir abrir que o vídeo já começa a rodar. Para ir ao próximo vídeo, basta arrastar o dedo sobre a tela.

É bem simples na hora de publicar um vídeo. Com apenas dois toques na tela você consegue postar um vídeo. É só pegar um vídeo do seu celular, de preferência que tenha sido gravado na vertical, colocar um título, uma descrição e postar. Muito simples e rápido. E, se tiver uma página ou perfil no Facebook conectado à conta do Instagram, pode compartilhar também por lá.

O aplicativo IGTV está disponível para download na App Store e na Play Store. Mas, se você tem uma conta no Instagram, não precisa fazer nada. Uma bolinha com o ícone do IGTV  aparecerá na parte de cima do aplicativo então você já pode começar a navegar pelos vídeos publicados por quem você segue.

Acredita-se que pode dar muito certo a iniciativa da rede em abrir espaço para a publicação de vídeos, más a dúvida ainda é se o criador de conteúdo irá publicar vídeos com uma certa frequência e com nichos iguais ou parecidos com a concorrente, youtube, até porque a maioria dos canais nesta, recebem algum incentivo financeiro para criar e publicar seus vídeos.

Mas ainda é cedo para saber se a plataforma terá o sucesso esperado. O G+, por exemplo, foi criado para bater de frente com o Facebook e perdeu de goleada. Pouquíssimas pessoas migraram para a outra rede ou ao menos começou a usar frequentemente a ferramenta do Google.

Lembrando que o Instagram já implantou outra ferramenta para bater de frente com outra rede e foi muito bem sucedida, quando emplacou a ferramenta Stories de origem do Snapchat e com esta, ela conseguiu ganhar muitos usuários de sua concorrente. A diferença é que o IGTV já começa com uma grande massa de usuários ao seu lado. Só resta agora esperar para ver o resultado.

 

 

Comentários
Carregando Comentários...

Compare