Governo Federal lança Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado

Governo Federal

0 20

Brasília/DF – O governo federal lançou, nesta terça-feira (9), o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Pátria Voluntária, em solenidade no Hospital da Criança de Brasília, com presença do presidente Jair Bolsonaro. Coordenada pelo Ministério da Cidadania, a ação será conduzida por um Conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O programa busca incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável.

O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, será articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado. A ideia é utilizar espaços físicos públicos para o desenvolvimento de ações solidárias que estimulem a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o voluntariado aliado às políticas públicas tem papel fundamental para o desenvolvimento social do País. “Temos a chance de mudar a vida de milhões de brasileiros. É uma honra para o Ministério da Cidadania hospedar esse trabalho, que será conduzido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Tenho certeza de que, em pouco tempo, estaremos colhendo frutos de uma grande mobilização do voluntariado”, pontuou.

Aos ministros de Estado presentes no evento, o presidente da República, Jair Bolsonaro, falou que o trabalho voluntário começa pelo trabalho que o governo desempenha. “Quando se fala em voluntariado, ministros, isso começa no nosso trabalho. E vocês sabem muito bem o trabalho de cada um de vocês. Vocês são voluntários também. O que fazem em seu respectivo ministério, de forma corajosa e altruística, muda a vida de muita gente que precisa de vocês”, pontuou Bolsonaro.

Ministro Osmar Terra em lançamento do Programa Pátria com o Presidente Jair Bolsonaro e a Primeira dama Michelle Bolsonaro

Conselho – Instituído por meio de decreto, o programa Pátria Voluntária será conduzido por um Conselho, vinculado ao Ministério da Cidadania. A presidência ficará a cargo da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Em discurso, ela contou sobre sua trajetória e empenho em ajudar o próximo. “Será uma honra poder trabalhar, ao lado dos conselheiros, em prol da população vulnerável. Lutaremos incansavelmente para que o voluntariado seja uma marca do novo governo. Convido os senhores e senhoras aqui presentes a aceitarem também o caminho do voluntariado e buscarem multiplicar as boas ações em todo o nosso território”, ressaltou Michelle Bolsonaro.

Após a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, que ainda contou com participação de alunos de uma escola pública do Distrito Federal na execução do Hino Nacional, o Conselho teve sua primeira reunião. O grupo é composto por integrantes do governo, entre eles o ministro da Cidadania, Osmar Terra, os ministros Abraham Weintraub, Sérgio Moro e Damares Alves – da Educação, Justiça e Segurança Pública e da Mulher, da Família e dos Direitos, respectivamente -, e por representantes da sociedade civil.

Reconhecimento – O decreto que estabelece a iniciativa também institui o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De caráter simbólico, a premiação será concedida anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias de relevante interesse social. Além do prêmio, será conferido o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado a organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.

Renata Garcia

Ascom/Ministério da Cidadania

Comentários
Carregando Comentários...